Veroo e EuReciclo: saiba como a compensação ambiental é garantida

Um dos principais pilares da Veroo é a sustentabilidade. Confira como garantimos a compensação ambiental das nossas embalagens.

Nós nos importamos com toda a cadeia produtiva dos cafés lançados no clube, garantindo que os produtores selecionados respeitem a legislação ambiental e cumpram rigorosos requisitos de qualidade estabelecidos por nós.

Por exemplo, a preservação de áreas de mananciais, matas nativas e avaliação criteriosa para verificar o uso abusivo de agrotóxicos.

Além disso, nos preocupamos com a correta destinação dos nossos resíduos sólidos.

Apesar de ainda não termos um programa próprio de logística reversa para as cápsulas de café, buscamos incansavelmente formas de viabilizar a minimização do impacto ambiental gerado pela nossa atuação.

Então, firmamos desde 2019 uma parceria com o Selo EuReciclo para a compensação ambiental das embalagens que utilizamos nos nossos produtos.

Em 2020, ampliamos a nossa parceria para compensar 100% desses resíduos e reafirmar o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Confira no post de hoje quem é a EuReciclo, como ela atua e como funciona a parceria!

EuReciclo e a compensação ambiental?

exemplo de divulgação de compensação ambiental


O selo eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo, através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Na imagem acima, você pode conferir o post da nossa parceria, antes da atualização da nossa marca (:

Além disso, através do conceito de compensação ambiental, ele garante que as marcas que o carregam destinam recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a meta mínima de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Nós ampliamos o nosso plano com o selo em 2020, aumentando a compensação ambiental de 60% para 100% dos resíduos gerados.

Com isso, a Veroo contribui com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil e com a formalização e valorização dos agentes dessa cadeia.

Além disso, ao estamparmos o rótulo em nossos produtos, comunicamos aos clientes o nosso engajamento com a reciclagem.

Como garantimos que a EuReciclo faz a compensação ambiental?

A eureciclo possui um sistema que rastreia e documenta as notas fiscais de venda dos materiais das cooperativas e operadores de reciclagem.

Essas notas funcionam como um certificado de reciclagem que comprova que uma certa quantidade e tipo de material reciclável foi efetivamente reciclado.

Junto a isso, periodicamente, a eureciclo emite relatórios ambientais que informam, através de diversos indicadores, a quantidade de material compensado e os agentes impactados.

A parceria entre as empresas e o selo eureciclo estimula toda a cadeia de reciclagem. Ao adotarmos o selo, investimos os nossos próprios recursos financeiros que, via eureciclo, são destinados às cooperativas e operadores de reciclagem.


Dessa forma, pagamos pelos seus serviços ambientais, que hoje em dia não são remunerados. Devido a esse investimento, eleva-se o potencial de reciclagem destes agentes, incentivando o crescimento das taxas de reciclagem no país e valorizando o seu trabalho.

A compensação ambiental e o descarte correto

A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem.

Sendo assim, suponhamos que a marca de “refrigerante A” coloca uma latinha de refrigerante no mercado. Na compensação ambiental, essa mesma latinha não será reciclada, mas sim o peso e material equivalente.

Ou seja, uma latinha idêntica em peso e material será reciclada, mas da marca de “refrigerante B”. O importante é que o impacto negativo da embalagem está sendo compensado do meio ambiente e que a cadeia de reciclagem está sendo valorizada nesse processo.

Porém, o selo eureciclo não faz a coleta de embalagens. Como consumidor, confiamos que você realizará o descarte correto dos resíduos gerados pelas embalagens que você utiliza, através da coleta seletiva ou na cooperativa mais próxima de você.

Acreditamos no conceito da responsabilidade compartilhada: nós adotamos o selo eureciclo para destinar recursos à reciclagem e o consumidor descarta corretamente seus resíduos.

A cadeia de valor da parceria


Confira em seguida o infográfico desenvolvido pelo pessoal da EuReciclo para contar sobre o funcionamento da parceria

E aí, gostou da parceria? Nosso objetivo é gerar cada vez mais impactos positivos no mundo e estamos apenas começando (:

1 thought on “Veroo e EuReciclo: saiba como a compensação ambiental é garantida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *