Conheça Ismael, produtor de janeiro

Ismael Inácio Madeira, produtor do mês de janeiro, “respira” café.

O cafeicultor trabalha com o Filho, Fernando, e leva no cultivo a tradição familiar.   

Fernando mora cerca de 150 metros do pai, todo dia de manhã, eles se reúnem para o café da manhã e decidem como serão os afazeres na roça.

Eles seguem para a lavoura, almoçam juntos e ficam lá até a parte da tarde, quando vão contribuir com a cooperativa local, em Nova Resende (MG). 

No Sítio Pedra Branca, as montanhas do Sul de Minas ficam em evidência na altitude de 1.150 metros.

A região da propriedade não precisa de cerca para delimitar seu espaço, o local passou por reforma agrária e todos os pequenos pedaços de terra pertencem a vizinhos que convivem em harmonia. 

Ismael, apesar de ter uma pequena propriedade, vive para o café. Sua paixão pelo grão é tão grande, que se confunde com a sua própria história.

Ele coloca todo o seu esforço, cuidado e carinho no plantio e confia que isso fará o café vingar.  

Erros acontecem, como em todos os lugares e com todas as pessoas. Ismael uma vez usou o adubo errado, que resultou na perda total de sua lavoura.

Mas a beleza do café vai além de bebida deliciosa. O café cria laços humanos, une pessoas e as conecta. Seus vizinhos e a comunidade local se solidarizaram com a situação e fizeram o replante de graça.

Como a união faz a força, a lavoura vingou. 

Produtor com a família na plantação de café

O produtor, em 1977, precisou renovar a lavoura para continuar, e essa foi a fundação para dar o ponta pé inicial para, muitos anos depois, começar a cultivar grãos especiais.

Segundo ele, é necessário consumir muito conteúdo para entender sobre a produção. 

“Antigamente, meu bisavô e avô diziam que se não quisesse ficar na roça, tinha que estudar.

Hoje, falo pro meu filho e netos que se eles quiserem ficar na lavoura, precisam estudar muito”, ressalta ele. 

Todo final de ano, os donos e funcionários das propriedades vizinhas se reúnem para celebrar o final do plantio, colheita, agradecer os momentos de aprendizado e também para conferir os resultados do café número 1 da região.  

Em 2020, por causa do Covid-19, não puderam se reunir, mas Ismael viu seu café conquistar o primeiro lugar do pódio com a família, em casa, por vídeo conferência. A celebração foi muito especial.  

Sobre o café 

Com processamento natural, o café do Ismael, um catuaí amarelo, foi pontuado em 86, numa escala que vai até 100, segundo a SCAA (Specialty Coffee Association of America).

Com notas de mel, caramelo, rapadura e frutas vermelhas, o café é bem equilibrado e possui uma doçura intensa e boa uniformidade.  

Deixe seu comentário sobre o café aqui!!

4 thoughts on “Conheça Ismael, produtor de janeiro

  1. Receber esse café especial em casa, foi uma das melhores surpresas que o meu marido poderia ter feito por mim. Amo tudo o que é feito com amor, cuidado, carinho e zelo! Parabéns Ismael e família! A gente ainda vai aí conhecer vocês.
    Ps: Pessoal da veroo adoramos o rótulo novo do mês de janeiro. É bem mais completo☺️

    1. Oiee, tudo bem? Ahh, que bom que gostou!! Você pode entrar em contato com a gente pelas redes sociais ou e-mail e solicitar um pedido desse cafezão =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *