Aeropress: conheça esse método versátil e prático
Como uma fábrica de brinquedos criou um dos métodos mais interessantes e que proporciona bebidas com um sabor incrível? Pois é, essa é a história da criação da Aeropress, um método de extração super criativo, prático e que permite a você brincar com tempos de infusão, concentrações e gerar a cada vez uma bebida única.
Então, que tal tirar suas curiosidades sobre o tema e descobrir como você pode explorar a experiência do seu café com esse método? No final também vamos mostrar algumas dicas para tornar essa experiência ainda melhor. Vamos juntos? Boa leitura!
O que é o método Aeropress?
A Aeropress foi criado por Alan Adler, em uma antiga fábrica de brinquedos. Ele é composto por um dispositivo feito de plástico (livre de BPA), com um tamanho que permite a ela ser levada facilmente contigo e ter uma extração prática, eficiente, preparando uma bebida elaborada e saborosa em qualquer lugar.
Ao vê-lo, você perceberá que ele parece como uma seringa. Seu método de extração é por pressão, o que faz com que ele tenha pontos de semelhança, nesse ponto, com a prensa francesa e a Pressca. O dispositivo é formado por:
- êmbolo: tal como uma seringa, é a parte que corre para dentro do corpo da cafeteira, pressionando o ar para baixo;
- tubo: corpo da cafeteira, na qual você vai colocar a mistura de água quente e café e deixar em infusão;
- ponta do pistão: parte que impede o escape do ar durante a pressão;
- suporte de filtro: fica posicionada na base do tubo externo;
- suporte: parte que auxilia a escaldar o filtro;
- colher medidora e revolvedor.
Quais as características do café feito no método Aeropress?
O café feito na Aeropress tem como diferencial o fato da bebida ficar com um sabor mais marcante e encorpado. Além disso, são cafés que ressaltam mais doçura e acidez. Por isso, considere isso ao pensar no tipo de grão que vai utilizar. Quanto menos tempo ele ficar em infusão, mais doce a bebida ficará.
Como fazer café na Aeropress?
O método foi criado, justamente, para ser prático e, portanto, fazer a extração na Aeropress é mais simples do que você imagina! Vamos explicar a seguir um passo a passo para preparar sua bebida:
- antes de começar, escalde a Aeropress. Para isso, você deve passar água quente sobe o filtro de papel e dentro do tubo. Isso faz com que você possa remover eventuais óleos e sabores residuais que tenham ficado na última higienização;
- avalie a quantidade de cafés que deseja preparar. O corpo dela aponta quatro marcações. Cada uma delas corresponde a 50 ml (quantidade de café de uma xícara padrão);
- lembre-se de escolher um recipiente resistente (copos de plástico nem pensar! Você terá que fazer pressão em cima da superfície e eles podem quebrar) para fazer o seu preparo. O local em que vai apoiar também deve ser resistente.
Vamos fazer uma pequena pausa aqui, pois, temos dois métodos de preparo para a Aeropress. Sim, ela é versátil até mesmo no seu próprio modo de extração. Você pode optar pelo método tradicional ou pelo invertido. Apresentaremos os dois e fica a sua escolha testar e definir qual o seu preferido! Para isso, nós vamos considerar a proporção 20g de pó de café para 200 ml de água, ok?
Como usar a Aeropress?
Temos duas formas mais comuns de uso da aeropress: o método tradicional e o invertido. Abaixo detalhamos o como usar em cada tipo de método a sua aeropress.
Aeropress: Método tradicional
Vamos a um passo a passo do método tradicional, o indicado pelo criador:
- esquente a água (lembre-se de evitar deixar passar dos 90°C, ou seja, pare quando começar a borbulhar no fundo do recipiente);
- coloque o filtro de papel na parte interna da base com furinhos e enrosque-a no tubo externo;
- coloque a parte do tubo sobre a xícara escolhida e coloque o pó de café;
- insira a água com movimentos circulares, para atingir todo o pó no recipiente;
- o tempo de infusão pode variar e isso vai influenciar no sabor da sua bebida. Normalmente você pode deixar de 10 a 30 segundos, ou até mais tempo;
- com o revolvedor, misture o pó com a bebida por uns 10 segundos;
- empurre o êmbolo de cima para baixo, como é com uma seringa mesmo. Com isso, o ar dentro do corpo vai empurrar o café pelo filtro e ele vai cair na xícara. Conte de 1 a 25 para empurrar todo o conteúdo.
Aeropress: Método invertido
Pois é, a Aeropress permite que você possa preparar a bebida com o equipamento de forma invertida. Então passamos para o passo a passo nesse caso. Os primeiros pontos são idênticos, ok?
- O êmbolo já deve estar encaixado e você deve posicioná-la de cabeça para baixo na xícara;
- adicione a água e o café e deixe em infusão;
- quando der o tempo, coloque um filtro (devidamente escaldado) dentro da base e prenda-a ao tubo, como se fosse uma tampa;
- ficou tudo encaixado? Ótimo, desvire a Aeropress de forma rápida e suave e encaixe novamente na xícara (ou no recipiente escolhido);
- agora é só pressionar o êmbolo.
Quais as melhores dicas para incrementar seu café na Aeropress?
E como potencializar o sabor do café feito na sua Aeropress? Para ter uma experiência ainda mais incrível, separamos algumas dicas importantes. Vejamos a seguir:
- tenha delicadeza para empurrar! Se você apertar com muita força, a pressão do ar pode fazer com que a bebida demore mais para ser extraída, ou que ela espirre para fora da xícara;
- o tempo de infusão será proporcional a doçura ou amargor da bebida. Se você quer ressaltar um sabor mais doce, deixe menos tempo. Quer acentuar o amargor? Estenda o tempo de infusão;
- escolha um bom café especial! O sabor será proporcional a qualidade do grão escolhido. Além disso, como a Aeropress é versátil, você pode brincar com as notas do café que tem em casa. Por exemplo, se você tem um café com sensorial de caramelo e frutas vermelhas (já tendencialmente adocicado), poderá testar como isso é acentuado ou atenuado apenas mudando o tempo de infusão.
- Se você nunca experimentou um café orgânico na Aeropress com notas de avelã e chocolate que ressaltam bem a doçura do grão, nossa dica é o café do produtor Rafael Jacob.
- Preparar café na Aeropress pode ser uma experiência divertidíssima, brincando com diversas possibilidades que o método pode apresentar.
Para mais dicas como essa, inscreva-se em nossa newsletter (abaixo) e não perca nenhum conteúdo. Quer saber sobre algum assunto específico sobre o universo dos cafés especiais? Deixe seu comentário abaixo 😉
Publicar comentário