Método Koar: conheça sobre esse método extração filtrado
Conhecer o mundo dos cafés especiais é um caminho sem volta, não é mesmo? Abre-se um mundo de possibilidades e experiências incríveis que vão transformar seu hábito de cafezinho diário em jornadas incríveis e divertidas. E nesse mundo, também temos as diferenças trazidas pelas diferentes formas de preparo da bebida.
Continuando nossa série sobre métodos de extração, vamos falar sobre o método cônico da Koar, que é 100% brasileiro. Sabia disso? Vamos falar mais sobre isso, outras curiosidades e dicas interessantes sobre ele. Vamos juntos nessa jornada? Antes de começarmos, preparamos um Quiz sobre o universo dos cafés especiais, que tal testar seu conhecimentos? É bem divertido!
O que é o método Koar Café?
O método Koar é, como o próprio nome sugere, um processo de extração do café feito por meio de coagem. Ele utiliza um filtro de cerâmica vitrificada, formado por 16 sulcos que possuem formato de onda. Isso faz com que a água passe com maior fluidez por ali e acredite, isso interfere bastante no sabor final do café. Mas vamos falar mais sobre isso a seguir.
Ele possui, portanto, ranhuras inclinadas a 55° que, em conjunto com a abertura de saída da bebida de 16 mm, fazem com que reduza-se a acidez da bebida. Esse formato permite um movimento mais fluido da água durante a coagem, diminuindo a pressão e aumentando a velocidade do processo.
Ao mesmo tempo, os sulcos também geram um afastamento do filtro, o que também auxilia no controle do fluxo de água, o que interfere no sabor do café. Assim, o próprio modelo do suporte já faz as mudanças necessárias para trazer essas notas ao café, de forma que seu preparo é simples, tal como o nosso já tão conhecido coado.
Além disso, vamos combinar que é um método também muito bonito e que pode ficar harmonioso em seu “cantinho do café” em casa. Feito em cerâmica, ele também é comercializado em diversas cores, podendo escolher aquela que combina melhor com a paleta de cores escolhida para seu espaço. Bacana, não é mesmo?
Koar: Como surgiu a Koar Café?
O método Koar é 100% brasileiro, sabia disso? Ele foi criado em Pernambuco, idealizado pelo publicitário Fernando Sá e pelo engenheiro mecatrônico Filipe Santiago. Com o objetivo de fazer algumas mudanças no coado tradicional e obter mudanças que eram importantes para eles, chamaram a barista Lidiane Santos para ajudar a projetar esse novo método. E assim, em 2017, começaram a planejar o Koar.
Quais as principais características do filtro koar?
O método surgiu, justamente, por uma vontade do Fernando em diminuir a acidez das bebidas que ele preparava, tendo um café com doçura e corpo mais acentuados. Como um bom apaixonado por café, ele passou a observar como os diferentes métodos influenciavam no sabor da bebida e, portanto, como poderia incorporar mudanças que realçassem as nuances que ele buscava.
Assim, algumas das características mais comuns encontradas em um café feito pela filtragem do método Koar são:
- café limpo;
- realça as notas sensoriais prévias do grão;
- café com maior doçura e menor acidez;
- bebida mais encorpada.
O que diferencia o método Koar de outros métodos?
O método Koar, a uma primeira vista, parece muito com outros de coagem. Contudo, a própria estrutura do coador já o diferencia.
O primeiro Koar foi produzido com cerâmica vitrificada, que também traz diferenças importantes, auxiliando a realçar as notas sensoriais que falamos anteriormente. Sim, até mesmo esse material também auxilia, devido a temperatura que o material alcança, a destacar a doçura da bebida.
Hoje temos o de acrílico, inox e porcelana.
O Método Koar serve de 02 a 04 xícaras (400ml) Material: Acrílico (ABSTR) Cor: Translucidas
Koar: Como preparar um café no método/filtro Koar?
Bom, se você está habituado com o método Koar, com certeza não terá dificuldades com ele. Afinal, é bem semelhante. Vamos a um passo a passo que vai ajudá-lo nisso.
- posicione o Koar no recipiente que vai receber a bebida e posicione o filtro de papel dentro dele;
- lembre-se de escaldar o filtro, evitando que fique o sabor residual de celulose em seu café. Depois descarte essa água;
- coloque o pó no filtro na proporção que está acostumado para café coado (afinal, cada pessoa possui uma preferência);
- esquente a água até a temperatura máxima de 90°C. Se você não tem um termômetro, considere o momento no qual o líquido começa a borbulhar no fundo do recipiente;
- faça a pré-infusão, colocando entre 50ml a 70ml, colocando aos poucos em movimentos circulares, por 30 segundos;
- após esse período, passe o restante de água, com pequenos movimentos circulares, por 50 segundos;
- após esse período, você pode despejar centralizado. Isso deve ser feito antes que o café comece a cair de forma gotejada.
Onde encontro o filtro koar?
Produzidos no Brasil com papel crepado 100% em fibras de celulose, resistente a umidade e sem alvejantes ópticos. Com matérias primas de procedência certificada, os filtros seguem as mesmas exigências da indústria alimentícia, assegurando a qualidade que você precisa para um bom café.
O papel possui característica de filtrabilidade ideais para uma extração homogênea. Os filtros de papel do Koar têm formato cônico para adequar-se ao suporte Koar e também é compatível com outros sistemas semelhantes.
Quais as melhores dicas para um bom preparo de café no método Koar?
Como você pode ver, o método Koar é uma forma interessante e com criação 100% brasileira para turbinar sua experiência com o coado de todo dia, não é mesmo? Mas além de ter uma bebida totalmente diferenciada, também é possível potencializar essa experiência com dicas incríveis. Separamos algumas imperdíveis para você:
- cuidado com a temperatura da água. Como falamos, o ideal é que ela não ultrapasse os 90°C ou, caso contrário, a alta temperatura pode interferir na qualidade da bebida;
- sempre que possível, opte por moagem feita na hora. Isso poderá ser um grande diferencial para garantir que as propriedades do café mantenham-se de forma adequada e garantam maior sucesso para sua experiência;
- permita-se experimentar novas possibilidades.
Além de tudo que falamos, você também deve escolher cafés de qualidade. Os cafés especiais, por exemplo, permitem que você explore notas sensoriais, criando receitas/diluições que possam ajudar a realçar doçuras, amenizar acidez e, assim, criar bebidas com nuances diferentes utilizando o mesmo grão.
Com isso é possível tornar sua experiência no dia a dia com a sua bebida preferida mais divertida. E isso pode, até mesmo, ser uma forma de criar experiências legais com os seus amigos. Vocês podem, por exemplo, brincar de criarem bebidas novas e verem quais são as preferidas do grupo. Interessante, não é mesmo?
Gostou deste conteúdo sobe o método Koar? Tem gostado da nossa série sobe os diversos métodos de extração? Então se inscreva em nossa newsletter e não perca nenhuma dica nossa para os apaixonados por café.
Conheça em nosso e-commerce alguns produtos e utensílios da Koar.
Conheça a Veroo: um clube de assinatura de café especiais
Quem está chegando agora para conhecer os cafés especiais provavelmente podem ter muitas dúvidas e, de fato, ainda não saberem se gostam de um café mais cítrico, mais amargo, mais doce, menos encorpado, entre outros.
Então, como realizar experimentações e, assim, descobrir quais são aqueles que mais gosta e, também, poder brincar com sensações novas? Conte com a Veroo um clube de assinatura de café que conecta pequenos produtores de cafés a consumidores conscientes.
Nós da Veroo temos um plano de envio de um box personalizado de acordo com as suas necessidades. Assim, poderá ter:
- Curadoria: Todos meses enviamos até você um café escolhido por nosso barista. Todo mês é um café diferente (pode ser moído, em grãos e/ou em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso);
- Os mimos surpresas são pra lá de especial
Além disso, não há fidelidade no programa de assinatura e você poderá ganhar 10% off em outras compras na loja. Muito bom, não é mesmo? Vem conhecer a Veroo!!
Koar: Avaliação Filtro e Método Koar
Abaixo deixamos uma dica de avaliação bem legal do canal Não Sou Barista
Publicar comentário