Como fazer café na prensa francesa?

15 minutos para ler

Você sabia que a prensa francesa ou cafeteira francesa tem uma origem muito antiga? O primeiro modelo data do século XIX, e ao longo do tempo esse tipo de cafeteira foi se aperfeiçoando até chegar aos modelos mais atuais que hoje encontramos no mercado.

Na prensa francesa o café é preparado por meio da infusão, um método de preparo que proporciona uma extração mais intensa dos seus aromas e sabores. Além disso, conquistamos uma experiência sensorial única por causa da preservação dos óleos essenciais dos grãos.

Que tal aprender um pouco mais sobre esse método de extração do café? Continue lendo para conhecer a prensa francesa entendendo como é a estrutura dessa cafeteira, conferindo um pouco da sua história, além de algumas dicas para preparar um café saboroso e escolher a prensa ideal para você!

O que é a a cafeteira prensa francesa?

A prensa francesa é um tipo de cafeteira que utiliza o método de infusão para fazer a extração do café. Ou seja, mantemos o pó em contato com a água quente, da mesma forma como se preparam os chás, para que sejam extraídas as propriedades dando origem à bebida.

A prensa francesa também é chamada de french press e não utiliza filtros de papel ou eletricidade para promover a extração da bebida. Sua estrutura é bem simples e o processo de preparo do café é totalmente manual.

A estrutura da prensa francesa consiste em uma jarra que pode ser confeccionada em plástico, vidro ou aço inoxidável, e um embolo, no qual é fixada uma peneira com uma tela muito fina. Ela é que faz a separação do pó e do líquido quando o embolo é baixado.

Podemos dizer que a prensa francesa é um tipo de cafeteira ecologicamente correta, afinal, ela não precisa de energia nem gera resíduos para preparação da bebida. Além disso, o café preparado nela tem características específicas porque a tela não absorve os óleos naturais presentes no café. Eles ficam incorporados à bebida, proporcionando um sabor único.

Prensa Francesa Cafeteira Francesa Bialletti.
Prensa Francesa Bialetti

A história da cafeteira prensa francesa

A primeira prensa francesa surgiu oficialmente em 1852. Ela foi patenteada Mayer e Delforge, recebendo o nome de Cafetière. Porém, existe uma ilustração sobre como tudo pode ter começado, antes de surgir a prensa oficial.

Dizem que um senhor da cidade de Provença, na França, costumava sair para caminhar e levava consigo sua comida e o café para ser preparado em uma cafeteira. Naquela época, o café era misturado à água antes de ela ser levada para o fogo, então, ele era fervido para preparar a bebida.

Esse método fazia uma super extração, deixando a bebida bem amarga. Mas um dia, quando foi preparar o seu café, esse senhor esqueceu de colocar o pó junto com a água para ferver. Quando percebeu sua distração, era muito tarde, e teve que adicionar o café depois que a água já tinha servido.

O que aconteceu foi que parte do pó não afundou, e ele teve a ideia de usar um pedaço de tela para fazer a separação do café e do líquido. Fez isso e conseguiu tomar a sua bebida, mas percebeu que o sabor era muito diferente. Foi quando surgiu a ideia de lançar uma cafeteira que trouxesse esse método de preparo.

Seja como for, a prensa francesa evoluiu ao longo do tempo. O modelo de 1852 já usava um recipiente cilíndrico contendo um filtro e uma haste para fazer a separação do pó e do café. Em 1913 o francês Louis Forest lançou a primeira prensa francesa popular.

Era chamada de Cafeolette e podia ser encontrada em lojas de departamentos da cidade de Paris. Porém, o método de preparo utilizava leite em vez de água, resultando no cafe au lait tradicional.

Em 1929, o italiano Attilio Calimani patenteou uma prensa mais parecida com a qual utilizamos hoje, por isso, ele é considerado como o inventor da prensa francesa. Mas o modelo que fez com que esse tipo de cafeteira se tornasse famoso em todo mundo foi aquele lançado em 1958 por Faliero Bondani, o modelo Melior.

Assim, existe essa pequena dúvida se a prensa francesa é de fato da França ou da Itália. De toda forma, o modelo mais disseminado atualmente é aquele de origem italiana.

Como a prensa francesa funciona?

Como você viu, o funcionamento da prensa francesa é muito simples. Não requer filtros nem qualquer tipo de energia para preparar a sua bebida. Você só vai precisa da cafeteira e de uma colher para misturar o café e a água.

Tanto o pó quanto a água são adicionados na prensa francesa. O café permanece em infusão por cerca de quatro minutos para que sejam extraídos os seus sabores. É interessante utilizar um café com moagem mais grossa e manter em infusão por no máximo quatro minutos.

Em seguida, misturamos o conteúdo e depois empurramos o embolo para baixo. Assim, a tela vai empurrar o pó para o fundo, separando do líquido para servir e apreciar.

Como fazer café na prensa francesa?

No método de infusão, é preciso ter cuidado com as técnicas utilizadas para aproveitar ao máximo o sabor e as propriedades do café. Na hora de preparar a bebida na prensa francesa, é importante ter alguns cuidados para que você tenha a melhor experiência com a sua bebida. Veja.

Escolha do café especial

Um desses cuidados é com relação à escolha do café que você vai utilizar. Como você viu, a separação do pó e do líquido é feita utilizando uma tela, sendo assim, o ideal é dar preferência para o café com moagem mais grossa, a fim de conseguir uma separação mais eficiente.

Os cafés comuns têm uma moagem muito fina, por isso, a tela não consegue reter todas as partículas do pó. Na hora de passar a bebida para a xícara, haverá uma quantidade maior delas, e o tempo de espera para ingestão da bebida também ficará maior, já que precisamos esperar a sedimentação.

Além da moagem, o ideal é sempre escolher um café especial para que ele tenha uma torra adequada e uma qualidade superior. É até mesmo interessante que você escolha os cafés em grãos, fazendo a moagem na hora do preparo. Assim pode controlar melhor a grossura.

Como usar a prensa francesa?

Você sabia que para preparar café usando filtros de papel ou coador de pano precisamos escaldar ambos antes de fazer a extração? Essa técnica, que ajuda a valorizar o sabor da bebida, também deve ser utilizada na extração do café na prensa francesa.

Antes de acrescentar o pó, escalde a prensa com água fervente e depois descarte todo o volume. Com isso, você vai equilibrar a temperatura da prensa evitando diferenças na hora de preparar o seu café, e não vai comprometer o sabor dele.

Qual a moagem ideal para a prensa francesa?

Você sabia que a moagem interfere diretamente em sua extração? Para métodos de infusão recomendamos a moagem grossa, principalmente por nesse método a água ficar em contato em contato com o café por mais tempo. Partículas maiores de café precisam de mais tempo de contato com a água para extrair o máximo que elas tem a oferecer.

Temperatura da água para preparo da prensa francesa

É muito comum as pessoas prepararem café com água fervente, mas não é preciso esperar que ela entre em ebulição para que esteja adequada para preparação da bebida. Em especial porque na prensa francesa utilizamos o método de infusão, então, controlar a temperatura da água ajuda a preservar o sabor e o aroma do café.

O ideal é que a água esteja próximo a 95° C, ou seja, quando começar a soltar bolinhas de fervura na água, desligue e sirva.

Extração do café na cafeteira francesa

Depois que você já tiver moído o seu café em moagem grossa, escaldado a prensa francesa e aquecido a água, é hora de dar início à extração. Acrescente o pó à prensa francesa, em seguida, despeje a água quente, misture e depois tampe a sua prensa e reserve.

A nossa recomendação de diluição é entre 7 – 10 gramas de pó para 100ml de água. Isso vai variar de acordo com a sua preferência, então em nosso preparo geral fazemos 1:12 (proporção de café para água) ou seja, 350ml de água para 30 gramas de um café de qualidade na moagem grossa.

Após adicionar o grão moído, mantenha o pó de café em infusão por no máximo quatro minutos. Depois desse tempo, pressione lentamente o êmbolo até o fundo da sua prense, separando, assim, o café do líquido. Coloque a bebida nas xícaras para servir, mas faça isso devagar para evitar ao máximo a transferência de sedimentos finos.

Antes de beber, é interessante aguardar cerca de um minuto para que os resíduos do pó possam sedimentar no fundo da xícara. Por isso é interessante usar o café com uma moagem mais grossa. Quanto mais fino for o pó, mais sedimentos serão transferidos para a xícara.

Prensa francesa moagem grossa
Prensa Francesa – moagem grossa

É importante lembrar que o café preparado na prensa francesa deve ser consumido assim que estiver pronto. Isso porque, se você mantiver o café na prensa, o processo de extração continuará. Dessa forma, teremos uma super extração, que pode comprometer o sabor da sua bebida.

Lembrando que não existe uma regra na proporção entre a água e o café que você vai acrescentar em sua prensa francesa. Isso depende bastante das suas próprias preferências e também da qualidade do café que você escolheu.

Na prensa francesa extraímos um café com aromas e sabores diferenciados porque há uma concentração maior das propriedades, já que não perdemos os óleos essenciais durante o processo de extração. Afinal, como dito, a tela não absorve essas substâncias.

Além disso, ao usar a prensa francesa você estará aplicando um método totalmente manual. Sendo assim, consegue ter um controle melhor de aspectos como temperatura da água e intensidade de sabor, para obter uma bebida com o sensorial que você deseja.

Como escolher a sua cafeteira prensa francesa?

Como você viu, a prensa francesa evoluiu bastante ao longo do tempo e existem diversos modelos que você encontra no mercado. São muitas marcas, também, e materiais diferentes; tudo isso pode influenciar a qualidade da sua bebida.

Portanto, na hora de fazer a aquisição de uma prensa francesa, é importante ter atenção para que você escolha o produto mais adequado, aquele que vai proporcionar um café saboroso do jeito que você deseja.

A seguir, deixamos alguns aspectos que devem ser considerados na hora de escolher a sua prensa.

Material da prensa francesa

É preciso ter atenção com o material com qual a prensa é fabricada porque isso vai influenciar a qualidade da sua cafeteira e até mesmo o sabor do seu café. Você vai encontrar no mercado prensas francesas fabricadas em plástico, vidro e inox.

O plástico não é o material mais recomendado porque ele interfere no sabor dos alimentos. Isso significa que também vai prejudicar as propriedades do seu café, deixando um gosto inadequado por causa das características do recipiente, esse fator também vai atrapalhar a sua experiência sensorial. Sendo assim, o vidro e o inox são mais recomendados.

O inox tem a grande vantagem de ser muito resistente, entretanto, ele prejudica um pouco o aspecto visual da bebida, já que não conseguimos ver o interior da prensa. Diferente do que acontece com o vidro, que possibilita visualizar todo o processo de extração e, ao mesmo tempo, garante fidelidade total ao sabor da bebida. Apenas é preciso um pouco de cuidado no manuseio por ser mais frágil.

Capacidade da prensa francesa

Esse é um aspecto importante em relação à quantidade de café que você precisa preparar em sua prensa francesa. Caso você tenha que fazer um volume maior, para a família ou os amigos, então é preciso adquirir uma prensa que atenda essa demanda.

Geralmente, a variação de volume das prensas francesas encontradas no mercado é de 300 ml a 1 l. Para escolher a ideal para você, considere que tipo de uso será feito e quanto café você precisa preparar no dia a dia. Existe até mesmo a opção de ter duas versões, uma maior e uma menor, para que você possa usar em ocasiões específicas.

Prensa francesa e sua linda estética

Considere que a prensa francesa é uma cafeteira bonita e que também pode decorar a sua cozinha e a sua mesa. Então, o fator estético pode ser fundamental caso você queira que o processo de extração da bebida seja praticamente um evento durante as suas reuniões!

Nesse quesito, a prensa francesa de vidro sai na frente da de inox e da de plástico. Afinal, o vidro possibilita visualizar todo o processo de extração e apreciar o visual do café sendo preparado. Por isso, pode ser a versão mais adequada considerando a decoração.

Não se esqueça de que a qualidade do café que você escolhe faz toda a diferença para obter uma bebida mais saborosa preparada na sua prensa francesa. Então, dê preferência para cafés especiais e com uma moagem mais grossa para obter uma excelente extração e alcançar aromas e sabores únicos.

Como o método de extração influencia as experiências sensoriais da apreciação do café, aproveite para conhecer alguns métodos cônicos de preparação da bebida e diversifique o consumo!

Prensa Francesa Bialetti: Review

A prensa francesa Bialetti Preziosa tem corpo de vidro borossilicato e de aço inoxidável, o que é um diferencial em relação a outros modelos de French Press.

De fato, a prensa francesa Bialetti vem com alça de nylon resistente ao calor. Além disso, possui design clean e elegante, em adição a ser extremamente prática.

Seu êmbolo não enrosca e ela possui uma válvula patenteada pela marca, garantindo a segurança no método de preparo.

Algumas dicas de prensas francesas para comprar:

  • Prensa francesa: French Press Precioza Bialetti
  • Prensa francesa: French Press Smart Bialetti
  • Prensa francesa: Blend Mondo Maxwell & Williams
  • Prensa francesa: Parede Dupla HARIO
  • Prensa francesa: ZWILLING SORRENTO

Como fazer leite cremoso na prensa francesa ?

Para fazer seu leite cremoso na prensa francesa você deve colocar o leite quente no copo da prensa francesa e movimentar o êmbolo para cima e para baixo. Faça esse movimento diversas vezes até o leite ficar cremoso. Caso não dê certo recomendamos a compra de um espumador de leite

Qual café usar na prensa francesa ?

Recomendamos que você utilize cafés especiais para a preparação do método da prensa francesa. Confira a diferença entre café especial e café tradicional e entenda os motivos.

Conheça a Veroo: um clube de assinatura de café especiais

Quem está chegando agora para conhecer os cafés especiais provavelmente podem ter muitas dúvidas e, de fato, ainda não saberem se gostam de um café mais cítrico, mais amargo, mais doce, menos encorpado, entre outros.

Então, como realizar experimentações e, assim, descobrir quais são aqueles que mais gosta e, também, poder brincar com sensações novas? Conte com a Veroo um clube de assinatura de café que conecta pequenos produtores de cafés a consumidores conscientes.

Nós da Veroo temos um plano de envio de um box personalizado de acordo com as suas necessidades. Assim, poderá ter:

  • Curadoria: Todos meses enviamos até você um café escolhido por nosso barista. Todo mês é um café diferente (pode ser moído, em grãos e/ou em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso);
  • Os mimos surpresas são pra lá de especial

Além disso, não há fidelidade no programa de assinatura e você poderá ganhar 10% off em outras compras na loja. Muito bom, não é mesmo? Vem conhecer a Veroo!!

Posts relacionados

11 comentários em “Como fazer café na prensa francesa?

  1. Ótimo artigo, porém fiquei com uma dúvida… O êmbolo da prensa deve chegar até o café, no fundo do recipiente, prensando-o? Ou ele fica próximo do fundo, sem prensar o pó , apenas filtrando?

    1. Oi Daniel, obrigado pelo seu feedback e comentário em nosso post. O êmbolo deve chegar suavemente ao fundo sem levantar muito pó de café. Recomendamos que após o tempo de infusão seja servido imediatamente. Espero ter ajudado. Abraços.

Deixe um comentário