Como fazer um bom café?
Fazer um bom café não é uma tarefa difícil, mas requer alguns passos importantes para garantir um resultado final saboroso e satisfatório. Como a Veroo é descomplicada, neste artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber para preparar um café perfeito em casa, desde a escolha dos grãos até o método de preparo de forma simples. Com essas dicas valiosas, você pode transformar sua rotina matinal em um momento de puro prazer e satisfação.
Lembrando que o café não é uma ciência exata, então caso prefira utilizar quantidades diferentes da indicada, fique à vontade. Espero que gostem :). Não esqueça de nos contar o que achou.
Ingredientes:
2 colheres de sopa (bem cheias) de um delicioso café – aproximadamente 20g;
200 ml de água;
Isso significa que para cada 100ml de água adicionaremos 10g (uma colher de sopa bem cheia) de cafés selecionados.
Modo de Preparo:
- Coloque 250ml de água (2 copos e meio – de requeijão) em um recipiente e leve ao fogo, se preferir utilize uma chaleira elétrica (dica: apesar da receita ser 200ml é bom sempre colocar um pouquinho de água a mais para o procedimento seguinte);
- Coloque o coador com filtro de papel sobre o bule, garrada térmica ou qualquer outro método de preparo;
- Quando a água estiver na fervura sem borbulhas, desligue o fogo.
- Despeje a água escaldando o filtro de café e o recipiente utilizado. Dica: é muito importante esse procedimento pois o papel ou coador são materiais que tem gosto e cheiro e, dessa forma, são eliminados, deixando o gosto do café mais puro.
- Após retirar a água escaldada, despeje 2 colheres do café
- Quando a água estiver na fervura sem borbulhas, desligue o fogo e despeje-a vagarosamente no coador, em movimentos circulares.
- Deixe o café ser coado de forma lenta e natural, sem mexer, evitando que o volume de água despejado ultrapasse o volume de pó no coador.
- Depois que o café for coado, adicione açúcar a gosto.
Dica preciosas para preparar um bom café:
- Um bom grão para o preparo do café: Para aproveitar melhor a experiência de um bom café, sugerimos sempre torras frescas e se possível em grãos para moagem na hora (a experiência é outra).
- Moagem do café: para cafés em filtros de papel tradicional utilizamos moagem média.
- Água para o café: Use água filtrada e não deixe ferver muito para não queimar e esconder as características do bom café.
- Filtro: nunca esqueça de escaldar o seu filtro antes do preparo do café. O filtro contém algumas impurezas
- Não deixe escorrer completamente a água do seu filtro, retire o coador antes esvaziar completamente, dessa forma terás um café sem muito amargor.
- Açúcar no café: Não é errado adoçar a bebida, sempre vá de acordo a sua preferência. Mas incentivamos não o adoçar, o café por si só já vem adoçado do pé, tente sentir a doçura e as características da bebida. O café especial é um caminho sem volta.
Como fazer café sem coador?
Para fazer o café sem coador, que por algum motivo acabou ou você esqueceu em sua viagem, temos uma solução caseira e quebra-galho: Recorra ao guardanapo ou papel toalha. Dessa forma, ao invés de vez de usar o filtro de papel, você deve encaixar 1 a 2 folhas de papel toalha aberta no suporte para coador de café.
Obs.: Em vez de usar o papel toalha, você também pode usar um pedaço de tecido de algodão para improvisar um coador de café. Certifique-se que ele esteja limpo e com condições de uso.
Faça essa dica somente em caso extremos e que você realmente esteja afim de preparar o seu cafézinho. Mas recomendamos fortemente que você esteja equipado com seus apetrechos para preparar um café especial.
Vamos aprender um pouquinho mais sobre o universo dos cafés especiais?
O que é café especial?
De acordo com BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), Cafés Especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados. Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial. Além da qualidade intrínseca, os cafés especiais devem ter rastreabilidade certificada e respeitar critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social em todas as etapas de produção.
Por que o café especial é um pouquinho mais caro que o tradicional?
O tradicional café em pó de marcas mais comerciais de supermercado não permite muita inovação nos métodos e percepção das características do café, muito por conta da sua torra bastante intensa e grãos não selecionados.
Os cafés tradicionais “queimados” escondem os defeitos do café, o processo de colheita é totalmente bruto e misturado com outros tipos de cafés (blend).
O Brasil é o maior produtor de cafés do mundo, e hoje apenas 5% da população consome café especial, a conta não fecha… Os cafés especiais brasileiro geralmente chegam ao consumidor final muito caro e com intermediários. A Veroo veio para descomplicar a cadeia de consumo de cafés especiais no Brasil.
Qual o perfil de torra ideal?
Aqui na Veroo nós brincamos que só não vale café queimado, o resto está liberado!
Uma torra de excelência é aquela capaz de proporcionar ao degustador do café a percepção de grande parte das características sensoriais dos grãos, além do aroma, sabor acidez, corpo, finalização, entre outros. Porém, o perfil de quem vai beber ainda é o principal fator para gostar de um tipo de torra ou não, é claro.
Vale mencionar que o que diferencia o perfil de torra é o tempo que os grãos permanecem em determinada temperatura. Assim, os cafés com torra mais intensa passam por um processo de torra mais longo e os cafés de torra clara passam por um processo mais curto.
Como receber cafés em casa?
Para quem está iniciando no universo dos cafés especiais, a Veroo é uma ótima alternativa. Chega de ficar se preocupando com a origem de seu café, nós cuidamos para você. A curadoria do nosso barista faz todo o trabalho por você, buscando por pequenos produtores de grãos especiais pelo Brasil inteiro, fazendo a avaliação sensorial, verificando laudos que atestam a qualidade dos grãos e lançando no clube apenas os melhores.
Assinando a Veroo você recebe todos os meses cafés altamente pontuados e com a qualidade que você merece. E aí, vai ficar de fora? Acesse: https://veroo.com.br/ e conheça.
Quais são os benefícios do café?
Além do sabor delicioso, o café também traz benefícios para a saúde. Um artigo científico publicado pela Sociedade Brasileira de Química, prova, através de pesquisas científicas, que o café pode ser um grande aliado na saúde, principalmente quando o assunto é prevenção. Veja nosso artigo:
O que é roda de sabores e aromas do café?
Assim como a cerveja e o vinho, o café também possui uma roda de sabores e aromas que usamos para classificá-lo de acordo com aromas, sabores e sensações contidas na bebida, acesse https://blog.veroo.com.br/roda-de-sabores/ e conheça mais.
Quando a cafeína faz mal?
Como dissemos, a cafeína tem tantos efeitos positivos que é utilizada em forma de suplementos e medicamentos. No entanto, também é de conhecimento comum que ela pode fazer mal. Especialistas afirmam que, para a maioria das pessoas adultas saudáveis com aproximadamente 70 kg, é seguro consumir de 300 mg a 400 mg de cafeína por dia — o que equivale a três ou quatro xícaras de café. Lembrando que a concentração da substância varia conforme o produto ou o método de extração.
Em todo caso, o mais seguro é consultar primeiro um nutricionista para ver quais são as suas necessidades. Além disso, quando for treinar, não abra mão do acompanhamento de um profissional de Educação Física.
Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA, na sigla em inglês), uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína ao dia pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais.
A tolerância também é variável e pessoas com problemas de saúde, como os citados anteriormente, devem seguir as recomendações do seu médico de confiança.
O café coado tem mais cafeína que o espresso, ao contrário do que imaginamos. O café coado tem maior teor de cafeína do que o espresso pelo fato do café ficar mais tempo em contato com a água, extraindo uma maior quantidade de cafeína. Para você ter uma ideia, a quantidade de cafeína presente em uma xícara pode ir de 65 mg (café solúvel instantâneo) a 80 mg (café coado).
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo 🙂
6 comentários