Como fazer café na cafeteira italiana: entenda tudo aqui!
O café é uma paixão dos brasileiros, sem contar também a relação da bebida com os diversos benefícios a nossa saúde. Considerando que você faz parte deste grupo que ama café, que tal saber como fazer café na cafeteira italiana?
Cafeteira Italiana, moka ou mokinha… Ao longo do texto falaremos sobre o seu surgimento, como funciona, seus benefícios e o passo a passo de como fazer um delicioso café. Boa leitura!
O que é a cafeteira italiana e como ela surgiu?
A Cafeteira Italiana, também conhecida pelo nome de Moka (em alusão a uma cidade do Iêmen chamada Moca onde existem ótimos cafés), surgiu em 1933, inventado pelo engenheiro Alfonso Bialetti.
A princípio, entendemos que seu surgimento se deu da seguinte forma: ele observava as mulheres na hora de lavar roupa, usando um tanque com um tubo central. Na parte interna deste tubo havia água quente e sabão, de modo que a ebulição fazia pressão na água até ela chegar até as roupas. Alfonso, então, usou este princípio para criar a cafeteira italiana, sendo considerado um invento revolucionário na época, pois uma das principais características da Moka é a praticidade e facilidade em fazer café, de modo que, mesmo aqueles mais apressados ou com o tempo corrido teriam condições de saborear um café feito na Moka.
Vale também salientar que a cafeteira italiana foi patenteada, de modo que, para ser uma Moka original, precisa ter um formato ortogonal. Bialetti pensou em tal formato em alusão às silhuetas dessas mulheres que lavavam a roupa no tanque em sua cidade.
Conheça também o mundo do café na conexão Brasil – Itália e confira o que tem de melhor nesse universo do café
Como funciona a cafeteira italiana?
A Moka possui um método bastante peculiar para fazer café. Em virtude da pressão da água no interior da cafeteira, a bebida sai com um certo amargor e acidez. O seu funcionamento é com base em dois compartimentos: um para a água e outro para o café pronto.
A ponte entre os dois compartimentos é feita por um tubo central com dois orifícios na parte de cima. À medida que a água esquenta, o vapor faz com que a pressão interna aumente, entrando em contato com o café e fazendo ele subir pelo tubo até o compartimento de cima.
O café é colocado em um pequeno recipiente que fica entre os dois compartimentos da Moka. Este recipiente possui pequenos furos, que é justamente para fazer o vapor d’água entrar em contato com o pó de café e fazê-lo subir. Além disso, há uma placa metálica com orifícios no compartimento de cima, permitindo que a água sempre suba levando o café consigo.
Esse funcionamento da Moka lembra bastante o do café espresso. No entanto, há uma diferença fundamental: a cafeteira italiana, por conta do seu design simples, faz a bebida com uma pressão muito menor do que um café espresso feito na máquina.
Quais os benefícios de tomar café na cafeteira italiana?
A Moka apresenta de imediato o benefício de ser bastante durável e sustentável ao meio ambiente (não utiliza filtro), pois é feita de alumínio. Fora isso, as peças que desgastam com o tempo (como borracha e filtro) podem ser trocadas facilmente, estendendo o tempo de uso da cafeteira.
Vale também ressaltar que a Moka possui uma válvula de segurança, impedindo que a cafeteira exploda. Para além disso, sua sustentabilidade é uma vantagem importante, visto que não ocorre desperdício, uma vez que dispensa o uso de cápsula ou filtro descartável, permitindo o feito do café por medida. Isto é, dependendo do tamanho da Moka (existem várias disponíveis), é possível fazer, desde uma única xícara até várias delas, sem nenhum desperdício.
E não para por aí… Para quem acorda cedo e precisa ir ao trabalho, a Moka oferece uma grande rapidez no preparo do café. Mesmo com uma pressão muito inferior ao espresso, ainda é possível fazer a bebida em no máximo cinco minutos.
Por fim, outros dois pontos que merecem destaque são a praticidade e o custo, sendo que, em relação ao primeiro, a cafeteira italiana é bastante fácil de desmontar e lavar.
Como usar a cafeteira italiana?
Etapas para fazer o seu café na cafeteira italiana
Muito provavelmente você já deve estar curioso para saber como fazer um delicioso café na Moka, não é mesmo? As etapas necessárias para isso são as seguintes:
- Primeiro de tudo, tenha um bom café em mãos;
- Desenrosque a Moka, separando os compartimentos;
- Após retirar o funil na caldeira, encha-a com água fria até o nível da válvula de segurança;
- Coloque o café até encher o funil. Use uma colher para espalhar o pó;
- Após isso, enrosque novamente os dois compartimentos e coloque a cafeteira no fogão;
- O fogo para a preparação do café deve ser médio-baixo até que ele comece a subir e chegue até o coletor (compartimento de cima);
- Quando a água ferve a Moka emite um barulho, por isso, apague o fogo.
Para fazer o melhor uso da cafeteira italiana
Como já abordamos, se você quiser fazer um café mais forte ou fraco na Moka, a recomendação é dosar na diluição do café. Além disso, na hora de rosquear os compartimentos, não é preciso força, pois isso pode danificar a cafeteira com o passar do tempo. Antes de colocar a Moka no fogo, é importante também colocar um pouco de água na parte de cima, pois isso evita que o café fique com gosto de queimado.
Apesar de toda sua beleza e utilidade, vale o alerta de que a Moka não é uma cafeteira térmica. Por isso, é preciso servir a bebida assim que sai do fogo, pois ela pode esfriar rapidamente.
Como vimos, a Moka surgiu em 1933, sendo um invento caracterizado, entre outras coisas, pela praticidade, durabilidade e sustentabilidade.
Diante disso, nós da Veroo somos a porta de entrada para o universo dos cafés especiais, criando experiências sensoriais que será lembrada para sempre. Sendo assim, temos opções para todos os gostos em nosso e-commerce e, se você deseja receber mensalmente a seleção de nosso barista, temos também o clube de assinatura Veroo. Conheça no site e não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para explorar ainda mais sobre o universo dos cafés especiais.
Recomendações da Veroo para cafeteira italiana
Por mais fácil e prática que a Moka seja, temos algumas dicas e recomendações para dividir com você sobre o preparo do café.
- Os tamanhos da cafeteira italiana são variados, tendo como base o número de xícaras que ela vai servir de café. Logo, ficar atento à quantidade de água é fundamental, não deixando o nível ultrapassar a válvula.
- O café não deve ser pressionado na peneirinha, apenas bem acomodado.
- As proporções recomendadas são: 1 grama de café para cada 16 ml de água. Ou seja, se sua cafeteira tem capacidade para 200ml de água, a quantidade de café deve ser de 12,5 gramas, o que deve ser o suficiente para acomodar o pó na peneira.
- Muito importante: Fique atendo quando a água começar a subir pela coluna da moka, desligue o fogão pois a água vai subir sozinho e você evita queimar o seu café.
- Outro ponto que vale observar é a moagem escolhida do pó de café, se for muito fina, dificulta a passagem da água. O ideal é uma moagem média, mais “grossinha”.
- A nossa última recomendação e, talvez, a mais importante é usar um café especial de qualidade, como os nossos. Dessa forma, você pode aproveitar da melhor forma seu cafezão.
Cafeteira Italiana ou Mokinha: queridinha por muitos motivos
Além de charmosa, prática e produtora de café delicioso, a cafeteira italiana tem muitos outros atributos, como a sustentabilidade:
- Por não precisar de coadores de papel ou pano, diminui a sobra de dejetos.
- Não utiliza energia no seu preparo.
- Sua matéria prima é o alumínio, de fácil reciclagem.
- Como não é frágil por não possuir vidros, diminui também embalagens de proteção no transporte.
Precisa de mais?
Nossa querida Moka, além de tudo, é de fácil manutenção e cuidados, podendo durar a vida inteira. Basta trocar a borrachinha na rosca que encaixa a parte superior e inferior cerca de uma vez a cada 6 meses ou 1 ano. Muito facíl, né? Se tiver dúvida não esquece de nos chamar, hein? 😉
Cafeteira Italiana: considerações finais
A cafeteira italiana é cheia de história e curiosidades e ficamos felizes de compartilhar um pouco disso com você! Ela é realmente incrível e tem como resultado um café muito saboroso e distinto.
Já que agora você tem tudo para começar a utilizar essa belezura da melhor forma, não esqueça de compartilhar com a gente o seu resultado!
Este artigo te ajudou a entender como fazer café na cafeteira italiana? Comente aqui as suas experiências com a cafeteira italiana e o que você gostaria de explorar sobre o universo dos cafés especiais 🙂
5 comentários