Pressca: como preparar seu café neste método

6 minutos para ler

Uma das coisas mais incríveis do mundo do café é saber que um mesmo grão especial, de qualidade, pode trazer sensações completamente diferentes de acordo com o método que você escolher para o preparo. E temos diversos tipos interessantes que podem surpreendê-lo.


Um dos métodos queridos no Brasil é a Pressca. Ela ganhou destaque, também, por ser um método portátil, permitindo que você possa levar a cafeteira contigo e preparar um café inesquecível em qualquer lugar! Bacana, não é mesmo?

Vamos mostrar a seguir como preparar um café delicioso com a Pressca e algumas dicas imperdíveis. Vamos juntos? Boa leitura!

Como funciona a Pressca

Prescca em várias cores
Pressca disponíveis em diversas cores

A Pressca é uma cafeteira portátil que permite utilizar o método de pressão para fazer a extração da bebida. Ou seja, você poderá curtir a sua bebida preferida em qualquer lugar e com o sabor que uma extração dessa natureza pode trazer.

Ele parece bastante com uma prensa francesa e o mecanismo é semelhante. Contudo o criador da Pressca, o gaúcho Gerson Prates Amaro, quis fazer adaptações para tornar o método mais prático, resistente e eficiente. Assim, ele cabe basicamente na maior parte das bolsas e mochilas e permite a você preparar, por vez, em torno de 350 ml de café.

Ele funciona da seguinte forma: ele é composto de uma estrutura semelhante a um copo que está dentro de outro copo e que tenha um espaço entre os dois. Nesse espaço cria-se um isolante térmico natural. Para seu funcionamento, ele possui os seguintes componentes:

  • base: fica presa ao “copo exterior”, no lugar em que o pó fica armazenado. Ele é importante, pois, impede que seu café vaze;
  • copo exterior: como falamos antes, a Pressca possui um modelo como se fosse umc opo dentro de outro. O interno funciona como um isolante térmico por meio da camada de ar que é constituída entre eles;
  • filtro: composto de uma tela de aço com furinhos, que permite a bebida a passar para a parte superior e o pó ficar preso na parte inferior do copo, quando você exerce a pressão;
  • êmbolo: é a parte que, quando pressionada, faz com que o líquido infusionado suba e o pó fique na parte inferior do copo;
  • tampa: está enroscada com êmbolo. Possui um furo pelo qual passa a bebida, para ser servida na xícara. Ou, ainda, se você quiser, pode beber diretamente no copo da Pressca, caso não possa levar uma caneca consigo.

Características de um café preparado na Pressca

Cada método de extração costuma ter características bem próprias e que podem realçar determinadas questões do grão. No método feito pela Pressca, há uma preservação dos óleos naturais do café, o que dá um sabor incrível. Assim, as notas de doçura e acidez são bem mais ressaltadas.

Essas características podem mudar de acordo com sua vontade de experimentar novas receitas. Você pode, por exemplo, colocar uma maior ou menor concentração de café, aumentar ou diminuir o tempo de infusão, entre outros. Coloque a criatividade para funcionar!

Por exemplo, se você deixar mais tempo em infusão, há uma liberação maior de cafeína. E isso torna a bebida também mais amarga. Para os amantes dessa nuance, pode ser sensacional. Já quem não é muito fã, pode deixar a bebida em infusão por menos tempo.

Passo a passo para fazer um café na Pressca

Mas afinal, como preparar o café na Pressca? Vamos ver um passo a passo a seguir que vai ajudá-lo nesse processo.

  • Primeiramente escalde a sua cafeteira Pressca antes de despejar o café;
  • adicione o pó de café no copo da Pressca (a quantidade recomendada é 25g de pó. Caso você não tenha balança em casa, equivale a, aproximadamente, 3 colheres de sopa bem cheia);
  • adicione água fervente no corpo da cafeteira. Primeiro coloque metade da água, mexa um pouco (essa é considerada a fase pré-infusão) e depois acrescente o resto. Coloque a quantidade desejada, contudo, não pode ultrapassar a marca interna “máximo”, ok?
  • espere de 2 a 4 minutos para que ocorra a infusão;
  • após esse período, empurre o êmbolo levemente até que ele chegue ao final. O pó ficará na parte inferior, enquanto a bebida ficará na parte superior.

Dicas para criar um café excelente na Pressca

E se você quer potencializar ainda mais sua experiência com um café incrível na Pressca, separamos algumas dicas imperdíveis que vão auxiliá-lo a produzir uma bebida diferenciada. Vejamos a seguir.

  • Cuidado com a granulometria: isso diz respeito à moagem dos grãos, ou seja, se você vai gerar um pó “mais fino” ou “mais grosso”. Acredite, isso faz muita diferença! Na Pressca, para ter uma bebida ainda mais saborosa, o ideal (recomendação Veroo) é que você tenha um grão com moagem média.

Cabe ressaltar que a granulometria (moagem) da Pressca é muito versátil, você pode experimentar a que satisfaz melhor o seu gosto. Algumas percepções nossas:

Você que é amante de um café mais intenso e com mais corpo, pode usar a moagem mais fina.

Se você prefere um café com doçura e com certa intensidade, a moagem média (sugestão de Veroo) é a mais adequada.

Se você curte o café com doçura e bem suave, a moagem média-grossa é a mais indicada.

  • Conte com um moedor em casa: bom, sabemos que nos mercados tradicionais, quando vamos comprar, encontramos com a moagem mais fina, indicada para o preparo do café coado. Mas sabia que a melhor forma de preparar seu café é fazer a moagem na hora? E na Pressca, isso faz muita diferença. Por isso, ter um bom moedor em casa é fundamental;
  • Escolha um bom café especial: o sabor da sua bebida será proporcional a qualidade do grão utilizado. Por isso, ter um café especial ao seu lado tornará a experiência ainda mais incrível. Por isso, é importante ter bons fornecedores de grãos especiais. Cada safra possui características próprias (notas específicas, maior doçura, sabor mais cítrico ou mais ácido), pesquise sobre isso quando for comprá-los;
  • Experimente! A Pressca é um método que dá muita liberdade a você para obter resultados diferentes no preparo. Você pode mudar as proporções entre água e café, tempo de infusão, entre outras formas. Brinque com as combinações, você verá como os resultados vão mudar!

A cafeteira Pressca é muito utilizada por ser prática, eficiente e, também, sustentável, já que não utiliza filtros descartáveis. Assim, une facilidade e proporciona um café de qualidade que todo amante da bebida adora!

Ficou curioso com a experiência que você poderá ter com a Pressca? Então não perca tempo e compre a sua em nosso site! Depois volte e conte o que achou, ok?

Servindo café na Pressca
Imagem: Pressca Oficial

Posts relacionados

Um comentário em “Pressca: como preparar seu café neste método

Deixe um comentário