Café na Cafeteira Italiana: como funciona
Saiba como preparar café na cafeteira italiana de forma simples e prática e saboreie um delicioso café espresso em casa
Diversos métodos de preparo estão em alta na atualidade, como a Cafeteira Italiana, a prensa francesa, aeropress, entre outros. Realmente, não é pra menos, já que temos cada vez mais opções de sabores, aromas, notas e extrações à disposição, sem contar a alta qualidade dos cafés, cada vez mais difundida no consumo diário.
Sendo assim, foi com essa premissa que a cafeteira italiana foi criada. O italiano Afonso Bialetti foi o responsável pela invenção da Moka, como também ficou conhecida a cafeteira italiana. O melhor de tudo é que esse método é prático e o consumo em casa é de fácil acesso.
Nesse artigo, vamos te contar sobre a sua história e ensinar como utilizar a Moka da melhor forma, assim você pode fazer um delicioso café em casa.
Conheça a história da cafeteira italiana
Registros oficiais mostram que nosso queridinho café foi cultivado pela primeira vez no Iêmen. Por isso, a primeira cafeteira italiana, quando criada, em 1933, recebeu o nome de Moka, em homenagem à cidade de Moca, de onde vinham cafés de ótima qualidade.
Como dissemos acima, sua criação foi obra do italiano Afonso Bialetti, que se inspirou na cidade árabe e na silhueta das mulheres da época, ressaltando o charme no design. Ele tinha o hábito de observar mulheres levando roupas em tanques, os quais possuíam um mecanismo que fazia com que a água quente com sabão pegasse pressão e chegasse à roupa por um tubo central, facilitando todo o processo. Se você já conhece a Moka, deve ter notado a semelhança…
Diante disso, Bialetti replicou o que viu nos tanques na criação da Moka, fazendo a primeira e uma das únicas formas de extrair café por pressão da água fervida em casa. Além de charmosa, a cafeteira também deixa o café com um sabor único, diferente de outros métodos como infusão e coagem.
Como a cafeteira italiana funciona
Já demos alguns spoilers acima, mas vamos explicar melhor como funciona a cafeteira em si!
Ela é conhecida por levar o sabor do espresso para casa, sem precisar de máquinas. A comparação não é literal, mas as extrações têm seus pontos em comum.
Vale ressaltar que o método é simples e prático, mas para chegar ao resultado perfeito do café encorpado, ressaltando o amargor e com pouca acidez que a Moka proporciona, precisamos saber para que serve cada parte dela e como podemos utilizá-las da forma correta.
Estrutura da cafeteira italiana
Como vemos acima:
- Na parte inferior é onde vai a água, você pode completar até antes de chegar na válvula de segurança (lembrando que o ideal é que você use água filtrada).
- A parte do meio, com o recipiente com furinhos, é onde fica o pó de café.
- Na última peça, que é a superior, é onde o café pronto se deposita.
Melhor uso da cafeteira italiana
A moagem ideal é a média/grossa, pois com a moagem fina a água pode ter dificuldade de passar, e também é importante não pressionar o pó na peneira, mas distribuí-lo bem até a borda.
Além disso, uma boa dica é colocar algumas gotinhas de água fria nessa parte antes de levar a cafeteira ao fogo, porque quando o café sobe, se ele entrar em contato diretamente com o alumínio quente, acaba queimando, deixando um gosto amargo bem forte.
E, uma ótima notícia: o encaixe das peças é bem simples, basta acomodar a peneirinha na parte inferior e enroscar a parte superior no sentido horário. Então, é só levar ao fogo e esperar a mágica acontecer!
Porém, é importante ficar por perto observando, pode até deixar a tampa aberta. Assim que o café começar a subir, é necessário tirar a Moka do fogo e fechar a tampa para que o líquido não respingue para fora.
Por fim, vale dizer que a Moka não é térmica e, por isso, aconselhamos que o café seja consumido assim que pronto!
Quais as recomendações da Veroo?
Por mais fácil e prática que a Moka seja, temos algumas dicas e recomendações para dividir com você sobre o preparo do café.
- Primeiramente, os tamanhos da cafeteira italiana são variados, tendo como base o número de xícaras que ela vai servir de café.
- Você deve ficar atento à quantidade de água é fundamental, não deixando o nível ultrapassar a válvula.
- O café não deve ser pressionado na peneirinha, apenas bem acomodado.
- As proporções recomendadas são: 1 grama de café para cada 16 ml de água. Ou seja, se sua cafeteira tem capacidade para 200ml de água, a quantidade de café deve ser de 12,5 gramas, o que deve ser o suficiente para acomodar o pó na peneira.
- Outro ponto que vale observar é a moagem escolhida do pó de café, se for muito fina, dificulta a passagem da água. O ideal é uma moagem média, mais “grossinha”.
- A nossa última recomendação e, talvez, a mais importante é usar um café especial de qualidade, como os nossos. Dessa forma, você pode aproveitar da melhor forma seu cafezão.
Queridinha por muitos motivos
Além de charmosa, prática e produtora de café delicioso, a cafeteira italiana tem muitos outros atributos, como a sustentabilidade, por vários motivos:
- Não precisa de coadores de papel ou pano, o que diminui a sobra de dejetos.
- Não utiliza energia no seu preparo.
- Sua matéria prima é o alumínio, de fácil reciclagem.
- Como não é frágil por não possuir vidros, diminui também embalagens de proteção no transporte.
E você precisa de mais?
Nossa querida Moka, além de tudo, é de fácil manutenção e cuidados, podendo durar a vida inteira. Basta trocar a borrachinha na rosca que encaixa a parte superior e inferior cerca de uma vez a cada 6 meses ou 1 ano. Muito facíl, né?
Sobre as marcas de cafeteira italiana
Falamos muito sobre a Bialetti, criadora da Moka, por ter sido a pioneira.
No entanto, o preço dessas cafeteiras pode ser um pouco “salgado”, mas existem outras opções que tem um ótimo funcionamento e custo-benefício.
Em 2018, o número de cafeteiras italianas adquiridas no Brasil passou de 80 mil, expandindo o método e aumentando a produção de boas cafeteiras aqui mesmo.
Mas, você não precisa ficar preso à uma única marca para aproveitar 100% dessa extração. =)
É possível comprar a sua cafeteira italiana no site da Bialetti Brasil ou de marcas variadas em lojas físicas e na internet, e seus preços podem variar de R$30 a mais de R$200, dependendo do modelo.
Conclusão
Você já deve ter percebido que a cafeteira italiana é cheia de história e curiosidades e ficamos felizes de compartilhar um pouco disso com você!
Ela é realmente incrível e tem como resultado um café muito saboroso e distinto.
Agora que você já tem tudo para começar a utilizar essa belezura da melhor forma. Não esqueça de compartilhar com a gente o seu resultado!
2 comentários