Aprenda como fazer Cold Brew: o café extraído a frio
Dizem que café não combina com dias quentes, mas nesse post vamos provar que é possível aproveitar essa bebida também durante o verão por meio de receitas de cold brew. Com elas, podemos saborear o café de uma forma confortável e refrescantes, mesmo com as altas temperaturas dessa época do ano.
O que é cold brew?
O cold brew é a versão gelada do café extraído pelo método de infusão a frio. E o melhor é que ele pode ser preparado de várias maneiras, diversificando os sabores para que a experiência seja sempre diferente e você aproveite o café em qualquer momento.
Gostou da ideia? Então continue lendo para aprender um pouco mais sobre o cold brew, como preparar essa bebida, os utensílios necessários e ainda veja algumas receitas caseiras e saborosas para variar o consumo de café durante o verão!
Como fazer cold brew? Conheça a opção de café para o verão
Durante o verão, tem pessoas que acham mais confortável ingerir bebidas geladas. Quando dizemos que o café é versátil, é no sentido mais amplo da palavra. É possível também apreciarmos um bom café gelado, ideal para os dias mais quentes nesse verão.
O cold brew é uma ótima alternativa para se refrescar. Ele traz experiências diferentes para os amantes de café, possibilitando apreciar essa bebida de maneiras que talvez você nunca tenha experimentado, descobrindo novos sabores.
Mas é preciso entender que existe diferença entre o café gelado comum (iced coffee) e o cold brew. Afinal, o modo como essas bebidas são preparadas é diferente, e isso vai influenciar o sabor e a sua experiência.
O café gelado comum é aquele que preparamos como um café normal, mas bebemos frio. A extração dele é feita utilizando água quente (coado normal); depois, deixamos esfriar e acrescentamos pedras de gelo se quisermos ainda mais refrescante.
O cold brew tem uma técnica de extração diferente. Na verdade, esse termo se refere ao método, que consiste em utilizar grãos recém-torrados e moídos em uma infusão de água fria, tudo feito de forma artesanal.
Por causa da extração a frio, o cold brew não fica com gosto de café velho. Na verdade, ele adquire um sabor único, mais aromático e com menos acidez em comparação com um café quente. Ele fica mais suave.
O cold brew pode ser até 70% menos ácido do que os cafés extraídos a quente. Ele é muito refrescante e o método de extração faz com que todos os aromas sejam extraídos do café, mas não transferimos ácidos e óleos amargos. Assim, ele é delicado, leve, mais adocicado e tem um aroma muito intenso.
Outro detalhe que faz toda a diferença no cold brew é a apresentação do café que será extraído. O ideal é que ele tenha uma moagem mais grossa porque isso vai evitar que assuma um sabor amargo.
Dicas para preparar um cold brew delicioso
No tópico anterior começamos a deixar algumas dicas para você preparar o seu café para o verão. O ideal é sempre optar por grãos especiais, com uma qualidade superior, para aproveitar mais o sabor. Melhor ainda se você escolher grãos e fizer a moagem na hora.
Como dito, o ideal é que o cold brew seja feito utilizando um café com moagem mais grossa. Deve ser utilizada água fria ou em temperatura ambiente e o tempo de infusão é de cerca de 8 a 12 horas, descansando em um recipiente tampado.
O cold brew deve ser coado em uma peneira fina, usando um coador de pano ou um filtro de metal. Podemos reservar esse café por alguns dias na geladeira, mas não se preocupe porque ele não vai perder o sabor.
Equipamentos para preparar o cold brew
Preparar o cold brew em casa é fácil. Você vai precisar de um bom café, focando sempre em garantir o máximo de qualidade e sabor. Também é preferível optar pelos grãos moídos na hora.
Sendo assim, um dos utensílios que você vai precisar para preparar o seu cold brew caseiro é:
- um moedor de café.
- uma jarra com tampa (ou prensa francesa)
de um coador, de preferência de malha ou tecido. (quem possuir a prensa francesa pode utilizá-la também)
A proporção entre a água e a quantidade de café varia dependendo da receita que você escolher, e da maior ou menor concentração de cafeína que deseja. Ao longo do post vamos deixar algumas sugestões para você!
Continuando com a forma de preparar o café gelado, existem equipamentos que ajudam na extração. Um deles é o Toddy Cold Brew, que vem com uma jarra de vidro, um coador de plástico, uma rolha de borracha e dois filtros reutilizáveis. É um equipamento específico para preparo do cold brew e consegue extrair até dois litros de cada vez.
Você também vai encontrar no mercado a cafeteira Mizudashi Hario. Esse equipamento é de origem japonesa e contém uma jarra de vidro com tampa e alça e um filtro de poliéster. O café é acrescentado no filtro e permanece em infusão na jarra para aguardar o tempo da extração. É possível preparar até um litro.
Mais um equipamento para preparar café para o verão é a Prensa Francesa, também utilizada no preparo tradicional. Nesse caso, você não precisa aquecer a água e, em vez de esperar apenas quatro minutos, serão necessárias 12 horas. Não podemos baixar o embolo da prensa. Como ela é compacta e portátil, facilita o preparo no dia a dia e durante viagens, produzindo um litro de cada vez.
Qual a diferença do Cold Brew do Iced Coffee?
Cold brew = método via infusão à frio em que tratamos neste post, geralmente infusão de 12 horas)
Iced Coffee = Filtragem normal e resfriamento posterior
Diferente do Cold Brew, o Iced Coffee tem uma forma mais rápida de ser servido. Nesse sentido, é importante você saber que ele não tem nada a ver com o método de preparo. Ou seja, independente da maneira que você irá extrair o café inicialmente, é possível torná-lo um café gelado.
Ingredientes para o Iced Coffee rápido:
- 36 gramas de café especial
- 300ml/g de água
- Cubos de gelo
Dica Veroo para o Iced Coffee: Prepare sempre na quantidade que for consumir na hora, pois esta extração é feita à quente e como depois é adicionado gelo gerará assim uma certa diluição. Se você guardar e resfriá-lo novamente, pode intensificar esse processo de diluição e com isso, perder o sabor do café.
Portanto, se sua intensão é guardar na geladeira para o consumo posterior, recomendamos o Cold Brew, dessa forma você terá uma bebida que não sofrerá muita diluição (pela adição do gelo)
Receitas caseiras e saborosas de cold brew para o seu verão
Agora que você já conhece o cold brew e o modo como ele é preparado, que tal conferir algumas variações de receita? Confira alternativas para extrair uma bebida saborosa e refrescante!
Cold brew normal
Para preparar um bom cold brew, utilizaremos a proporção entre pó e água é de 8:1, ou seja, para cada 8g/ml de água adicionaremos 1g de café.
- 62g de café Veroo moagem grossa
- 500ml de água
- filtro de tecido fino/papel ou prensa francesa
Em uma cafeteira própria para cold brew (pode ser substituída pela Prensa Francesa facilmente) ou em uma jarra com tampa hermética, acrescente o café e a água fria e mexa algumas vezes até misturar bem;
Tampe e deixe em infusão/repouso por pelo menos 12 h em temperatura ambiente ou na geladeira;
Após o período de infusão, transfira o café da jarra para outro recipiente, passando-o por um filtro ou utilizando o próprio filtro da Prensa Francesa.
Agora é só aproveitar a sua bebida da maneira que mais agradar, você pode conservar em geladeira o cold brew por até 4 dias. Abaixo separamos algumas receitinhas que combinam com o cold brew. Confira e aproveite!
Cold brew com infusão de ervas
Para essa variação de café para o verão, você vai precisar de:
- 400 ml de água;
- 50 g de café especial.
- Ervas de sua preferência
Prepare o café deixando descansar de 10 a 15 horas em temperatura ambiente ou na geladeira. Depois, prepare 100 ml de infusão de ervas da sua preferência. Você pode usar hortelã fresco ou capim-limão, por exemplo. Deixe a infusão esfriar e bata com o café no liquidificador. Sirva com gelo.
Cold brew com Nutella (creme de avelã)
Se você é do time que aprecia Nutella, saiba que ela compõe uma receita deliciosa de café gelado. Você vai precisar de:
- 200 ml de cold brew já preparado;
- 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó;
- 1 colher (sopa) de leite de coco;
- 1 colher (café) de cacau em pó;
- 1 colher de Nutella.
Passe a Nutella no fundo de um copo ou de uma taça transparente. Bata por alguns segundos em um liquidificador ou no mixer o cold brew e o leite em pó. Coloque a mistura na taça, acrescente o cacau e o leite de coco. Acrescente gelo a gosto e um pouco de Nutella nas bordas para complementar o visual e o sabor.
Cold brew com água de coco
Já que o cold brew é um café ideal para o verão, nada melhor do que combinar com água de coco! Para preparar essa delícia, você vai precisar de:
- 10 g de café especial (em grãos);
- 100ml de água de coco.
Faça a moagem do café em uma granulometria grossa, coloque em uma jarra com tampa junto com a água de coco gelada. Misture bem e deixe em infusão por 12 a 18 horas. Em seguida, coe utilizando um filtro de papel, malha ou voal e sirva bem gelado.
Uma das grandes vantagens do cold brew é que você pode diversificar bastante as receitas criando as suas próprias, para experimentar vários sabores. Apenas não se esqueça de sempre preferir um café premium e usar uma granulometria grossa, para garantir o sabor adocicado, o máximo de aromas e a menor acidez.
O cold brew é delicioso e oferece uma experiência muito diferente. Conseguimos aproveitar novos sabores, com estímulos sensoriais que não são alcançados com o café comum. Por ser gelado, combina muito bem com o verão, trazendo receitas que agradam a todos os paladares.
O que achou dessa novidade? Gostou? Então não esquece de se cadastrar em nossa newsletter e acompanhar a Veroo para ficar por dentro das novidades e aprender novas maneiras de apreciar o café de forma descomplicada.
1 comentário